MÉTODO SOHIER
Ainda pouco difundido no Brasil e também conhecido como fisioterapia articular analítica, o método Sohier é uma técnica de fisioterapia estritamente manual que vem demonstrando excelentes resultados em tratamentos de casos articulares e do sistema locomotor.
Fundamentado na aplicação de micro movimentos completamente indolores e que exigem nenhum esforço do paciente, o método Sohier começou a ser desenvolvido a partir de 1947, na Bélgica, pelo especialista Raymond Sohier.
A ideia inicial de Sohier era entender o corpo humano como uma máquina mecânica que demandasse análises minuciosas, podendo identificar exatamente a origem e a razão de determinados distúrbios ou alterações e trata-los pontualmente, buscando maior equilíbrio e estabilidade do corpo.
FISIOTERAPIA ANALÍTICA – UM NOVO OLHAR SOBRE A MÁQUINA HUMANA
O método Sohier prega, essencialmente, que articulações com bom rendimento não significam, necessariamente, boa saúde dos tecidos. A intenção da técnica é analisar delicadamente cada articulação e, em seguida, perceber de que forma o seu funcionamento está alterando toda a dinâmica do corpo.
Estiramentos, alongamentos e tonificação muscular passam longe da fisioterapia analítica, por mais se adaptarem às lesões do que as tratarem e cuidarem realmente. Sohier propõe que, antes, se analise as articulações, realizando micro movimentos quase imperceptíveis a olho nu e, assim, proporcionando maior equilíbrio articular e, consequentemente, um tratamento mais eficiente e definitivo das lesões.
APLICAÇÕES E BENEFÍCIOS DO MÉTODO SOHIER
O método Sohier não possui contraindicações, mas é necessário contar com um profissional especializado e bem qualificado, uma vez que, apesar de micro, os movimentos executados na técnica impactam diretamente nas articulações do paciente, portanto é preciso muito cuidado durante a análise, a fim de garantir um bom tratamento.
A primeira sessão de fisioterapia será reservada exclusivamente para análise do quadro geral do paciente; o fisioterapeuta deve lhe perguntar onde ocorre a dor, de que tipo, em que momento, etc. Após este levantamento os exercícios são selecionados e passam a ser aplicados, podendo ser modificados no decorrer das sessões, de acordo com as respostas do paciente.
A fisioterapia articular analítica é especialmente recomendada para casos de:
-
Correções de problemas posturais, como escolioses, hiperlordoses, etc.;
-
Degenerações articulares, como artrose, hérnias, etc.;
-
Inflamações nos tendões, como tendinites, periatrites, etc.;
-
Recuperações de traumas como rupturas musculares ou distensões.
Casos de inflamações no nervo ciático também tem demonstrado excelentes respostas à fisioterapia analítica, cuja maior vantagem, depois de se mostrar um tratamento eficaz e definitivo, é não causar dores ou cansaços ao paciente durante as sessões.
Os micromovimentos do método Sohier são muito suaves e delicados, podendo até se mostrarem agradáveis ao paciente que, dependendo do caso, pode perceber diferenças significativas logo após a primeira sessão de fisioterapia, sentindo suas articulações mais soltas e muito menos dificuldade para realizar alguns movimentos na região que for trabalhada.