TREINAMENTO FUNCIONAL
O QUE É?
O TREINAMENTO FUNCIONAL é uma modalidade de exercícios que visa aprimorar a capacidade funcional, que é a habilidade de realizar atividades do dia-a-dia ou esportivas com eficiência e autonomia.
Para que o corpo se torne totalmente funcional, ele deve ser capaz de realizar e manter o equilíbrio em uma variedade de posições utilizando os sistemas responsáveis pelo movimento (sistema muscular, sistema tendíneo, sistema ligamentar, sistema de fáscias, sistema neural e sistema articular - denominados de cadeia cinética). Cada um destes sistemas trabalha de forma interdependente para permitir otimização estrutural e funcional. No caso de alguma falha por parte de um desses sistemas, compensações e adaptações ocorrerão, podendo causar sobrecargas nos tecidos, baixo rendimento e lesões.
A rotina regular de exercícios funcionais, aliada ao repouso e à alimentação adequados, pode prevenir o aparecimento de lesões e trazer muitos benefícios à vida dos seus praticantes.
MATERIAS NECESSÁRIOS PARA O TREINAMENTO FUNCIONAL
No treinamento funcional, os exercícios são realizados com pesos livres, cabos, elásticos e superfícies instáveis ou com reduzida base de suporte.
CARACTERÍSTICA DO TREINAMENTO FUNCIONAL
A utilização de exercícios que estimulem a propriocepção é um dos principais aspectos do treinamento funcional.
Propriocepção é o mecanismo responsável por controlar nossas ações físicas diárias por meio da percepção inconsciente relacionada à posição do corpo no ambiente e de seus segmentos entre si. Assim, este mecanismo tem o objetivo de orientar o corpo no ambiente, manter o equilíbrio e prevenir lesões.
Utiliza-se de uma variedade de movimentos multiarticulares que incorporam, em sua maior parte, exercícios com pesos livres e com o peso do próprio corpo.
BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL
-
Desenvolvimento da percepção dos movimentos;
- Melhora da postura corporal, nesse tipo de exercício trabalha-se muito a musculatura profunda estabilizadora e de sustentação, grupos musculares muito importantes para a saúde da coluna que, normalmente, não são contemplados na musculação convencional;
- Melhora do equilíbrio muscular;
-
Melhora da eficiência do movimento, treino de gestos motores específicos levando a ganhos de rendimento principalmente em atividades esportivas;
-
Melhora do condicionamento físico;
- Acelera o processo de perda de peso corporal; 45 minutos de treinamento funcional queimam, em média, 50% mais calorias do que uma sessão de musculação nos moldes tradicionais
-
Melhora força, agilidade, flexibilidade e resistência musculares;
- Melhora das estruturas afetadas, ou seja, potencializa os ganhos obtidos na reabilitação (fisioterapia).
“As pessoas que praticam a ginástica funcional ganham um alongamento e adquirem elegância corporal. Isto é benefício para qualquer atividade que elas forem realizar, tanto no trabalho como em casa” afirma Rodrigo Cota, professor da Academia Triathon.
PÚBLICO ALVO
-
Alunos de academias de todas as idades que buscam um condicionamento físico, uma atividade diferenciada.
-
Crianças e adolescentes que buscam um programa lúdico e adequado as suas necessidades.
-
Atletas amadores ou profissionais que buscam atingir um patamar superior de desempenho na sua modalidade.
-
Idosos, em sua melhor idade que necessitam de um programa adequado a sua condição física.
-
Sedentários que sabem da importância da atividade fisica para a saúde, mas ainda não encontraram um programa que lhes agrade.
FONTE http://www.clinicasaopaulo.fst.br/