GESTAÇÃO COM PILATES – AGACHAMENTO OU CÓCORAS?
Se existe um exercício que pode ser extremamente benéfico para o corpo gestante é o agachamento.
Algumas vezes as pessoas questionam se a gestante realmente pode fazer agachamento e se existe algum risco. Se feito com orientação, o agachamento é super indicado! Mas cuidado, falaremos de um agachamento sem carga, já que o objetivo do exercício não será hipertrofia, mas sim, auxiliar no preparo da pelve para o período gestacional e para o parto, além de ajudar a fortalecer membros inferiores.
Ao realizar o agachamento durante a gestação é importante que a atenção esteja voltada para a pelve, já que, acrescentando a consciência pélvica e perineal, o exercício pode se tornar mais específico para o corpo gestante.
Mas qual a diferença entre realizar um agachamento até 90° de quadril ou fazer cócoras?
Agachamento
Para melhores resultados a gestante é orientada a fazer o agachamento com os pés e joelhos voltados para fora (rotação externa), como se os pés e os joelhos estivessem apontando 2:50 no relógio. Ao posicionar os membros inferiores dessa forma e agachar até um ângulo de 90° de quadril, conseguimos aumentar a abertura superior da pelve e diminuir a abertura inferior.
Cócoras
Para ficar na posição de cócoras também é necessário que os pés e joelhos estejam voltados para fora, porém, agora, ao invés de agachar apenas até 90° de quadril, deve-se descer mais.
Ao inclinarmos o tronco levemente para frente alongamos os músculos posteriores do tronco e ao mesmo tempo fazemos com que a abertura inferior da pelve aumente. Dessa forma, os músculos do assoalho pélvico e a pele da região do períneo são alongados, preparando para o parto.
Ao aumentar a abertura inferior da pelve favorecemos que o bebê tenha mais espaço para encaixar, e ao mesmo a abertura superior da pelve diminui, ajudando a direcionar o bebê para baixo. Dessa forma indica-se o posicionamento de cócoras para o 3° trimestre da gestação.
Mas atenção, muitas mulheres apresentam dificuldade para adotar essa posição, já que é necessário uma grande amplitude das articulação de quadril, joelho e tornozelo e algumas sentem desequilíbrios.
Uma alternativa para o equilíbrio é realizar como a foto, apoiando em uma bola ou mesmo em um lugar fixo e seguro, como por exemplo, na barra torre do Cadillac (LINK).
Caso a posição ainda seja muito desconfortável para as articulações passa a não ser indicado.
Além de os agachamentos serem benéficos para o corpo gestante, auxiliam muito para o preparo do parto, como por exemplo, para o parto em cócoras!
Ana Regina Nogueira
CREFITO-3 163265/F
Fisioterapeuta e idealizadora da Umana Pilates – para o corpo gestante