COMO A TECNOLOGIA PODE AFETAR NOSSA SAÚDE
Atualmente o smartphone virou praticamente uma parte do nosso corpo, trazendo muitos benefícios para a nossa vida. Mas devemos ter o cuidado de usá-lo de maneira correta, pois o uso excessivo pode causar desconfortos e patologias na coluna, pescoço e punhos.
Cada vez mais, especialistas tem alertado sobre as consequências do uso excessivo. Segundo a publicação do Dr. Kenneth Hansraj, chefe de cirurgia da coluna no New York Cirurgia da Coluna e Medicina de Reabilitação (figura 1), ao olharmos para baixo, inclinando o pescoço em demasia para olhar o celular, adotamos uma postura inadequada. Quanto mais baixarmos a cabeça para ler e digitar mensagens, mais acentuamos a carga sobre a coluna cervical, causando tensão muscular e compressão nos discos intervertebrais.
Figura 1 – Publicação do Dr. Kenneth Hansraj na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.
A coluna cervical está acostumada a suportar o peso da cabeça, cerca de seis quilos, dependendo do grau de inclinação do pescoço, pode receber até 27 quilos a mais.
Com o objetivo de evitar esses desconfortos e futuras lesões, devemos utilizar os smartphones na altura dos olhos e manter a cabeça ereta. Ao invés vez de abaixar a cabeça até o smartphone, faça o contrário, leve o dispositivo até a altura dos olhos.
De acordo com a pesquisa do Dr.Kenneth Hansraj, a média mundial de uso dos smartphones é de duas a quatro horas por dia para checar o Facebook, ler notícias, postar uma foto no Instagram ou bater papo pelo WhatsApp. São de 700 a 1,4 mil horas por ano de carga excessiva sobre a coluna. Essa duração pode ser ainda maior em jovens em idade escolar.
Outro problema causado pela alta frequência de digitação são as lesões no punho e cotovelo.
Como é quase impossível evitar as tecnologias que causam esses problemas, devemos tentar diminuir o tempo de uso e utilizar os smartphones de maneira saudável, além de fazer exercícios para atenuar esses desconfortos.
O USO SAUDÁVEL DOS SMARTPHONES
Para aliviar a sobrecarga na coluna cervical
- Evite curvar o pescoço para visualizar a tela;
- Afaste o aparelho o mais longe possível. Dessa forma o pescoço ficará menos flexionado e os braços ficarão em uma posição relativamente confortável;
- Quando estiver sentado procure apoiar o smartphone sobre uma mesa. Mantenha os braços alinhados, apoiando os antebraços na mesa ao digitar. Utilize como se fosse a tela de um computador, mantendo a cabeça alinhada com o tronco;
- Durante a leitura, para não sobrecarregar os ombros e dar suporte ao braço, apoie o cotovelo sobre uma das mãos enquanto estiver segurando o aparelho com a outra mão.
Para aliviar a tensão muscular no pescoço
- Evite segurar o telefone entre o ombro e o rosto;
- Utilize o fone de ouvido para evitar posturas inadequadas.
Para aliviar a tensão muscular dos dedos
Não existe uma opção 100% correta para se digitar em um smartphone.
Alterne entre os polegares e outros dedos quando estiver digitando.
Para aliviar a tensão sobre os olhos
Ajuste o brilho da tela e o tamanho da fonte.
Para evitar acidentes
Quando estiver andando preste atenção ao seu redor, o hábito de digitar no telefone está mudando a forma como as pessoas caminham. Faça pausas regulares de 2 a 3 minutos a cada 15 minutos!
CARINA NERY SUBIRES
CREF 16519G/SP
Proprietária e Responsável Técnica da Biotipo Pilates
Instrutora de Pilates Certificada PMA®
Rolfing® Integração Estrutural e Rolf Movement® pelo Rolf Institute of Structural Integration