m dos principais sintomas após o Carnaval é a ressaca, afinal depois de tantos dias de festa o corpo reclama sentindo os efeitos da folia. A ressaca é decorrente, principalmente, do excesso de bebidas alcoólicas e da desidratação do corpo, provocada pela pouca ingestão de líquidos.
Nessa fase pós-carnaval, sempre aparece um amigo dizendo que a melhor cura para a ressaca é mais uma cervejinha ou dose em jejum. Mas, na verdade, são outras as formas adequadas para acabar com os sintomas causados pelos excessos do Carnaval e recuperar as energias para o resto da semana, que será de trabalho e muito esforço para reacostumar o corpo à rotina. Conheça, então, algumas dicas que podem ajudar a amenizar os sintomas da ressaca:
Beba bastante água: o álcool possui um grande potencial diurético, aumentando a eliminação de água do organismo. Tomar bastante líquidos depois da folia é uma boa maneira de compensar a perda de água pelo corpo.
Beba suco, água de coco e chás: a bebida alcoólica causa intoxicação no organismo, o que exige trabalho extra do sistema digestivo. Nesse caso, além da água e da água de coco, chás de ervas e sucos naturais são excelentes para hidratar e desintoxicar e ainda ajuda a curar a ressaca.
Se alimente durante o café da manhã: apesar do enjoo causado pela ressaca, é importante incluir algum alimento na manhã seguinte para recuperar o equilíbrio do organismo. Os alimentos mais indicados são as frutas, os sucos naturais, a água de coco e os cereais integrais.
Evite frituras, gordura e o excesso de sal: evite refeições gordurosas (frituras, molhos brancos, feijoada, churrasco, fast food, bem como alimentos com excesso de sódio, como embutidos e conservas (salsichas, linguiça, presunto, mortadela, queijos, caldos em tabletes, sopas desidratadas, etc), pois podem piorar os sintomas da ressaca.
Procure repousar: a desidratação e indisposição física são alguns dos principais sintomas da ressaca, e por isso é importante que o corpo fique em repouso, descansando, buscando recuperar a energia e a hidratação. Exercícios físicos no dia da ressaca nem pensar.
Glicose sim, açúcar não: a glicose é importante para a recuperação, mas o ideal é ingeri-la através de frutas, iogurte e outros alimentos mais leves. Nada de doces ou chocolates, esse tipo de açúcar não é indicado.
Nada de café: Por mais gostoso que seja o cheiro de um bom café pela manhã, depois de uma noite de folia, o ideal é evitar a velha e boa paixão brasileira. O café é um alimento diurético e vai agravar o quadro de desidratação.