Carregando...

NOTÍCIA DETALHES

Sistema único para pagamento de ISS

Sistema único para pagamento de ISS

rasília, 18 - Na tentativa de resolver um dos maiores imbróglios tributários do País - criado com a mudança na legislação do ISS -, os bancos vão lançar um sistema com um padrão único de pagamento do imposto nas operações com cartões de débito e crédito, leasing, fundos de investimento, consórcios e planos de saúde. Desde janeiro, a cobrança foi descentralizada e deixou de ser feita no município de origem para ser feita no destino, mas as empresas pagadoras do ISS não sabem como, quanto e onde pagar o tributo.

Com a nova lei, os municípios estão fazendo interpretações divergentes sobre a base de cálculo de incidência do tributo e fixando alíquotas que variam entre 2% e 5%. O resultado tem sido uma grande confusão tributária que pode ameaçar a prestação desses serviços nos municípios menores.

As empresas que operam esses serviços estão tendo que lidar ao mesmo tempo com 5.570 municípios. Em alguns, a câmara municipal já aprovou, no ano passado, a nova cobrança. Em outros, não há nada definido, uma vez que o projeto não foi encaminhado pelos prefeitos.

Há ainda uma diferença sobre a entrada em vigor das mudanças: prefeituras que aprovaram a alteração em 2017 podem aplicá-la 90 dias depois, enquanto as que aprovarem neste ano só poderão cobrar em 2019 para respeitar a chamada "anualidade". Ou seja, haverá pagamentos pelas regras novas e antigas ao mesmo tempo.

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com as prefeituras apontou um potencial de elevação de 20% na arrecadação do ISS, um dinheiro extra para os municípios em tempos de dificuldade financeira e queda de receitas. Esse foi o principal argumento dos prefeitos para pressionar o Congresso a derrubar um veto presidencial e aprovar a mudança no tributo. Antes da alteração, a cobrança de ISS sobre esses setores era centralizada em poucos municípios, apelidados de "paraísos fiscais" pelos prefeitos que não recebiam parte desses recursos.

O presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Sergio Rial, diz que as entidades financeiras querem pagar o ISS, mas precisam de segurança jurídica. Rial, que é também presidente do Santander no Brasil, informou que o sistema, que está em fase piloto, é uma forma de facilitar a cobrança do tributo. A CNF contratou o Serpro, empresa de processamento de dados do governo federal, para desenvolver o sistema. Essa é a maior mesa de negociação das entidades financeiras da história recente, segundo Rial. "Aqueles que vão pagar têm que ter o mínimo de certeza jurídica se pagaram tudo que era devido."

A primeira fase do sistema, que é o cadastro pelas prefeituras, já está em operação, e a partir de fevereiro as empresas já estarão habilitadas a recolher o imposto por esse meio. O maior obstáculo, no entanto, é o baixo número de adesões de municípios até agora - cerca de 10. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirmou que o sistema vai de fato facilitar o recolhimento do tributo. "Nós temos interesse em que isso funcione."

Três perguntas para Sergio Rial, Presidente da Conf. Nacional das Instituições Financeiras

1. Qual o impacto da lei que muda a cobrança de ISS?

Temos 5.570 municípios muito variados. Nosso País tem uma concentração de renda não só em Estados, mas também em alguns municípios. É absolutamente legítimo, no aspecto social, buscar receitas adicionais aos diversos municípios do País. Mas saímos de uma arrecadação única do ISS para um processo altamente descentralizado. É um desafio em tão pouco tempo, independentemente de ser ou não favorável.

2. Pode haver um aumento da arrecadação?

A expectativa de aumento de arrecadação equânime para todos é um desejo, mas pode não ser uma realidade.

3. Como a mudança afeta o consumidor?

Essa discussão já está acontecendo com a indústria do fundo do Rio de Janeiro, porque há uma sinalização clara do município do aumento do ISS para o teto de 5%. A indústria está se manifestando contrária. Em qualquer setor, um aumento de tributação indireta acaba impactando diretamente a cadeia e os consumidores. As informações são do jornal

Comentários
`

Principais Serviços

A PGV Tecnologia da Informação busca soluções inteligentes atreladas a tecnologia de ponta existente no mercado mundial, sem tendo como seu norte, soluções inteligentes. Hoje Nossa Empresa possui como foco, 03 produtos de tecnologia, todos voltados para área de prestação de serviços, sendo eles:

Software voltado para gestão pública Municipal, onde seu objetivo principal é combater a sonegação fiscal de forma eficiente e com uso da tecnologia, buscando automatizar e cruzar dados de forma automatizada das operações de prestação de serviços bancários, operações de empresas prestadoras de serviços de pagamento de cartões de débito e crédito e suas bandeiras de cartão, assim como aquelas prestações de serviços por Cartórios Públicos, sempre trazendo o resultado na melhoria da arrecadação de ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.

Aplicativo e Software voltado para a gestão pública de estacionamentos rotativos com uso da tecnologia. Este produto inovador desenvolvido por nossa Empresa, trás inúmeras facilidades para a gestão pública municipal tais como controle em tempo real dos locais mais utilizados pela população do estacionamento rotativo (Zona Azul), controle de irregularidades de forma digital, comunicação com departamento de Transito de forma automatizada, diminuição do número de pessoas para controlar e fazer gestão do espaço público, e estabilidade e comprometimento da população no uso da Zona Azul, já que sua ativação está há um click do usuário, não necessitando mais procurar funcionários na rua para adquirir seu ticket ou ativá-lo, bastando apenas o seu celular para realizar todo o processo.

Este APP conta ainda com um sistema de publicidade para o comércio local com campanhas por geolocalização, onde o usuário do sistema desde que tenha autorizado, recebe companhas direcionadas pelo comércio nas proximidades de onde tenha estacionado, buscando a sua integração com os estabelecimentos locais na aquisição de serviços e produtos, trazendo mais dinamismo e resultados a rotatividade das vagas, beneficiando a população e o comércio local.

Este Software veio para inovar o mercado financeiro e o mercado de agronegócio. Isto porque nos dias atuais em nosso País existe uma enorme problemática para o agronegócio tomar crédito perante as instituições bancárias, já que toda documentação necessária para aprovação do crédito na maioria das vezes demoram meses até serem analisadas, e muitas das vezes neste tempo vence alguns dos documentos, vindo o produtor a necessitar de novas certidões, isto porque sua análise pelo departamento interno bancário é feito de forma manual.

Como se não fosse suficiente tamanho problema, temos ainda outro problema de maior gravidade, qual seja, as fraudes documentais dos imóveis utilizados para tomar crédito no mercado Brasileiro, ao qual somente no ano passado segundo fontes do Banco Central representaram até 6% (seis porcento) do volume financeiro destinado ao agronegócio. Para se ter uma ideia do tamanho das fraudes, ano passado as instituições financeiras emprestaram R$ 290 Bilhões de reais!

Assim o Agrolegal é uma ferramenta destinada para instituições financeiras para buscar evitar fraudes documentais, buscando ainda dar agilidade a toda análise documental de seus clientes, de forma rápida, segura e com cruzamento de dados e atualização de certidões tudo via sistema feito via uso de Robos, evitando risco e equívocos dos humanos.

Mas o Agrolegal também será uma ferramenta destinada tanto aos produtores rurais para contratarem serviços de verificação de deslocamento de terras, como para verificação de fraudes documentais, assim como servirá para toda a base comercial ligada ao agronegócio, onde se poderá verificar de forma automatizada todo o cruzamento de dados da propriedade e seu detentor se possui processos judiciais no Brasil, que possam limitar os direitos de propriedade do imóvel consultado.

A PGV TECNOLOGIA está dando mais um passo ao futuro, onde iremos transformar nosso aplicativo de gestão de estacionamento rotativo, em um sistema integrado de Banco Digital, podendo fazer pagamentos de boletos e parcelamentos de boletos exclusivamente através do WAGA, tornando a ferramenta mais usual e integrando mais funcionabilidade, conforto aos seus usuários, uma inovação que está vindo com alta tecnologia trazida diretamente dos Estado Unidos através de parceria com Multi Nacionais com altíssimo comprometimento de segurança de dados em operações bancárias.

MUNICÍPIOS DO FUTURO

Seu Município já possui gestão pública automatizada?
Realiza aumento de arrecadação sem onerar o contribuinte?
Sim, nós oferecemos esta inovação de forma tecnológica!
Entenda como desempenhamos nosso trabalho!

  • Coleta de Dados

    Etapa do início da prestação de serviço onde estudamos e identificamos quais são as reais necessidades do contratante potencial.

  • Elaboração do Projeto

    Etapa da prestação de serviços onde descrevemos todas as soluções estudadas e apresentamos o projeto descritivo detalhando inicialmente, as mudanças na legislação municipal necessárias e posteriormente a tecnologia necessária para embarcar seu munícipio ao modelo futuro de gestão pública automatizada.

  • Implantação e Aprovação

    Etapa da prestação de serviço onde apresentamos o resultado almejado para à gestão pública, atrelado ao prazo previsto para alcançar o resultado pelo contratante.

  • Desenvolvimento

    Etapa da prestação de serviço onde desenvolvemos o trabalho de criação dos sistemas e/ou aplicaticativos contratados.

  • Validação

    Etapa da prestação de serviço onde ocorre a validação e ajustes para os sistemas e/ou aplicativos que já estão em operação.

  • Manutenção

    Etapa da prestação de serviço onde é possível definir novas evoluções para os sistemas e/ou aplicativos que já estão em operação.

0

WAGA Downloads

0

+ Arrecadação

0

Municípios Ativos

0

PESSOAS BENEFICIADAS

Nossos Números

Confira as principais atividades realizadas pela PGV - Tecnologia da Informação

+ Arrecadação para o seu Município

CONHEÇA O SQWARE E O WAGA!

O SQWARE E O WAGA, são soluções tecnológicas desenvolvidas pela a empresa PGV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, que tem como função principal potencializar a arrecadação dos Municípios brasileiros, através de setores produtivos distintos. Se você é um Gestor Público Municipal, conheça nossas ferramentas que já estão em operação escolhendo uma das opções abaixo

Saiba Mais

SQWARE E WAGA

Cadastre-se na newsletter e receba nossas novidades!

Não praticamos SPAM, mensagens enviadas apenas para os interessados!