O SGA é um método de alongamento progressivo e não forçado que consiste na utilização de auto-posturas de alongamento e musculação em alongamento contra-resistência, aplicadas de uma forma global e específica para cada pessoa.
Como Integrar?
O SGA deve ser integrado como:
Preparação para o treino; Recuperação do treino; Recuperação de lesões ou traumatismos existentes; Comportamento preventivo de lesões.
Um desportista só terá uma relação de integridade para com a prática física, se incluir nos seus treinos um importante trabalho de alongamento dos grupos musculares. É da capacidade de alongamento dos nossos músculos que dependem o movimento, a força, o equilíbrio, um corpo livre de tensões e uma boa postura.
REPARA - REPÕE A POSIÇÃO - PREPARA - PROTEGE - GARANTE A LONGEVIDADE
“O Stretching Global Activo (SGA) permite reestabelecer a força, o comprimento e a flexibilidade dos grupos musculares enrijecidos pela prática desportiva.
A Globalidade dos estiramentos, o trabalho respiratório, a contracção contra a resistência dos músculos estirados e o stretching dos músculos espinhais, fazem a originalidade do SGA e conferem-lhe uma eficácia incomparável.”
Ph. E. Souchard (fisioterapeuta e criador da Reeducação Postural Global)
Vantagens da prática do SGA em detrimento de outros métodos:
Permitindo “reestabeleber a força, o comprimento e a flexibilidade” aos grupos musculares enrijecidos por movimentos e posturas impróprias, evita a compressão articular e permite a libertação da tensão, levando a uma normalização psiquico-energética.
A globalidade dos alongamentos, o trabalho respirátorio e o estiramento dos músculos espinhais, evitam compensações noutras partes do nosso corpo, preservando o eixo e o espaço das articulações, as curvaturas da coluna e os seus discos intervertebrais.
Em síntese:
-
Melhora a utilização do potencial corporal, aproximando cada pessoa da sua própria perfeição;
-
Corrige a morfologia corporal;
-
Liberta as articulações;
-
Ajuda a diminuir a tensão muscular provocada pelos mecanismos de defesa do nosso organismo (derivados da ansiedade, dor, de múltiplas outras causas...);
-
Dá a verdadeira flexibilidade;
-
Favorece o desaparecimento das compensações e rigidez específicas;
-
Evita a compressão articular através da aquisição de uma melhor postura;
-
Reduz a tensão e contribui para uma normalização psico-energética.